Viva Bem: Criação de um centro de Reabilitação

O projeto Viva Bem tem como objetivo a criação de um centro de Reabilitação Fisioterápico nas dependências da FCL para atendimento a população do município de Vila Velha, visando a reabilitação física e a promoção da saúde aos indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Os atendimentos serão realizados em grupos ou de maneira individualizada conforme avaliação da necessidade clínica.

O projeto conta com a participação de uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, fisioterapeutas e estagiários de fisioterapia.

Saúde para Todos – ArcelorMittal

A ArcelorMittal concedeu uma subvenção à Fundação Carmem Lucia para o nosso Projeto Saúde para Todos, que visa aumentar o número de usuários atendidos e o número de famílias cadastradas na FCL. Este é um projeto importante para o desenvolvimento de Vila Velha. Agradecemos à ArcelorMittal pela confiança em nossa organização e pelo apoio à nossa comunidade.

A partir de 2019, com o apoio da ArcelorMittal, conseguimos estender a carga horária de alguns de nossos médicos e enfermeiras e também efetivar a compra de equipamentos para ampliar os serviços oferecidos por nós:

  • Laserterapia – A Laserterapia consiste em um tratamento através de luz infravermelha e vermelha em baixa intensidade promovendo alívio de dores agudas e crônicas, analgesia imediata e temporária além de agir em processos inflamatórios, acelerando a cicatrização e reparo de lesões teciduais, pode ser utilizada tanto na medicina como na odontologia.
  • Bisturi – O bisturi por sua vez permite a realização de procedimentos ambulatoriais dermatológicos, diminuindo a necessidade de encaminhamento via regulação municipal, reduzindo também a necessidade de consultas dermatológicas de retorno.
  • Colposcopia – O colposcopia possibilita fazer a análise mais profunda do colo uterino junto à avaliação clínica do ginecologista, reduzindo a necessidade de encaminhamento posterior para realização do exame via SUS.
  • O Sistema de Registros Eletrônicos – FCL tem conseguido implementar um programa para que todos os cadastros das famílias e prontuários médicos e odontológicos sejam digitalizados.
  • Outro Equipamentos e Materiais – Além dos itens listados acima, FCL também foi capaz de comprar computadores, impressoras, materiais como luvas e máscaras, bem como uma nova maca ginecológica que permitiu um atendimento mais confortável e integral aos nossos usuários.

Prevenir – Sicoob

Desde 2018, o SICOOB – Riviera da Barra vem realizando, juntamente com a Fundação Carmem Lucia, o Dia da Conscientização do Câncer de Mulher e o Dia da Consciência do Câncer de Próstata. 

Mais de 160 mulheres participaram do Dia da Conscientização do Câncer de Mulher, que incluiu a realização de exame de mama, orientação e como fazer um autoexame preventivo, além de uma apresentação geral sobre o câncer de mama. 

Cerca de 95 mulheres foram enviadas para fazer mamografias. Mais de 90 homens participaram do Dia da Conscientização do Câncer de Próstata, que incluiu o exame de sangue, o exame da próstata e uma apresentação sobre o câncer de próstata. 

Este projeto foi realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Universidade de Vila Velha.

Projeto Vencendo Desafios (8 a 15 anos)

O projeto Vencendo Desafios busca estimular a convivência e a ampliação de recursos psicossociais que contribuem para o fortalecimento de vínculos. A prevenção de riscos sociais faz parte da metodologia do projeto, dessa forma temas como trabalho infantil, identidade e autocuidado são abordados de forma lúdica durante o ano no grupo de convivência. Além deste grupo, a oficina de jogos favorece aspectos sociais e cognitivos que impulsionam o desenvolvimento infantil. O projeto é  realizado desde 2019, pela Fundação Carmem Lucia, sendo que no período de julho de 2019 a junho de 2020, de julho de 2021 a junho de 2022 e dezembro de 2022 a dezembro de 2023 o projeto contou com a parceria com o Fundo da Infância e Adolescência – FIA/SEMAS/PMVV.

 

Serviço de Nutrição

A Fundação Carmem Lucia através de parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV) oferece às famílias cadastradas atendimento nutricional individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos, contemplando todas as fase da vida.

Projeto Viver Agora

Contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, a Fundação Carmem Lucia tem assegurado espaços de encontro e convivência para a pessoa idosa. No ano de 2021, em parceria com o Instituto Velho Amigo (SP) e com a UVV, foram ofertadas oficinas voltadas para o movimento do corpo e da mente (ginástica, yoga, letramento digital, saúde mental). Em 2022 as atividades realizadas foram o grupo de saúde mental, letramento digital, atividade física, nutrição, oficina de aprendizagem e convívio. Outro parceiro importante nesta jornada é o Instituto Pinheiro, que em 2023 tem ofertado as oficinas de atividade física, memória e dança. Para participar, a pessoa idosa interessada não precisa ser cadastrada na FCL. As inscrições acontecem geralmente nas segundas de 9h às 11h e o interessado precisa trazer os documentos pessoais.

Amamentação: Transformando Mulheres em Mães

A sala de Apoio à Amamentação funciona na Fundação Carmem Lucia com o objetivo de oferecer suporte às mulheres no período de amamentação, prevenindo o surgimento de problemas mamários e auxiliá-las durante todo período de amamentação.

Este programa está aberto a todas as mulheres do município de Vila Velha que tiverem interesse. Não é necessário possuir cadastro na FCL para usufruir desse atendimento.

As consultas são agendadas, de segunda à sexta, no horário de 8:00h a 12:00h.

Dia da Criança/Dia de Vacinação – Rotary

No primeiro sábado de outubro, em conjunto com o Rotary Club de Vila Velha Praia da Costa e a Secretaria Municipal de Saúde, a Fundação realizou o FCL Dia da Criança, para aumentar a conscientização sobre as vacinas. Uma variedade de atividades para crianças foi oferecida, incluindo pula-pula, pintura de rosto, jogos, algodão doce, picolé e outras atividades. 

Para as crianças participantes, os pais tiveram que levar o cartão de vacinação da criança para que pudéssemos verificar se as vacinas estavam atualizadas. Caso contrário, vacinamos a criança. Depois que a criança teve as vacinas necessárias, ela obteve o direito de receber um brinquedo.

Emendas Parlamentares

Projetos Anteriores

A Arte da Amamentação – Fundação Vale
03/12/2019 – [Edital Reconhecer 2019]

O projeto A Arte da Amamentação: Transformando Mulheres em Mães, da Fundação Carmem Lúcia, foi contemplado pelo Edital Reconhecer 2019 na categoria saúde, realizado pela Fundação Vale.

Voltado às gestantes puérperas e bebês, o projeto oferece informações sobre amamentação, imunização, nutrição e cuidados com o bebê. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento saudável do recém-nascido, valorização da vida e a atenção à saúde materno infantil.

Amamentar: Um Ato de Amor que Salva – Sicoob
Com o apoio do Sicoob, o FCL foi capaz de implementar um Posto de Apoio de Amamentação para estimular a prática de amamentação através da assistência as gestantes, puérperas e recém-nascidos do município de Vila Velha.

TV Vitoria e Shopping Vitória
Este ano fomos escolhidos como uma das quatro organizações a serem patrocinadas pelo Instituto Américo Buaiz. Isso incluiu a produção de 4 vídeos e a apresentação em seu programa de notícias, além de várias histórias em seu blog. Além disso, realizamos dias de ação comunitária promovendo a saúde no Shopping Vitória.

Veja mais acessando as matérias abaixo:

Festa Junina
Para inaugurar nosso novo anexo, tivemos uma Festa Junina para mostrá-lo à comunidade, que também foi apoiada pelo Instituo Américo Buaiz.