Como tudo começou

Carmem Lucia Buck nasceu em Mantena, MG, e posteriormente fixou residência em Vila Velha, ES. Ainda jovem, mudou-se para os Estados Unidos, onde casou-se e constituiu família. Sempre manifestou o desejo em realizar algo em retribuição ao município que a acolheu. Infelizmente, veio a falecer de câncer de cólon em 2003. Através do apoio generoso da Fundação PCLB (Nova York, EUA), amigos e familiares se uniram para realizar o sonho dela de criar uma clínica de saúde no Brasil.

Criado em 2009 como um projeto da PCLB Foundation e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com a ajuda da Movive e GG5, iniciou-se uma avaliação das necessidades prioritárias e do local onde as atividades seriam realizadas. Após definir a Região 5 de Vila Velha como o local, uma comissão informal de líderes da comunidade foi formada definindo o público a ser atendido e o que seria ofertado. A comunidade identificou que os serviços odontológicos, pediátricos, ginecológicos seriam de maior necessidade. Assim, no mesmo ano, passamos a oferecer atendimento odontológico, médico e pediátrico e em 2010, serviços ginecológicos. Em 2013, através de parceria com a Universidade de Vila Velha, passamos a oferecer também os serviços psicológicos.

Em junho de 2013, líderes comunitários constituíram a Fundação Clínica Carmem Lucia como uma organização filantrópica, o que possibilitou, em 2014, que o projeto se tornasse totalmente independente da UFES. Após ser constituída como Fundação, obteve as concessões dos Títulos de Utilidade Pública Municipal de Vila Velha em 2016, através da Lei Municipal 5.754, e de Utilidade Pública Estadual em 2017, confirmada através Lei Estadual Nº 10.976 de 2019. Em 2019, a Fundação Clínica Carmem Lucia obteve a concessão pelo Ministério da Saúde do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Saúde (CEBAS- Saúde). Atualmente a Fundação Carmem Lucia realiza projetos na área de Saúde, Educação e Assistência Social em sede própria localizada na Barra do Jucu no mesmo município.

Comunidade

A Fundação Carmem Lucia tem trabalhado ativamente em benefício da Comunidade. Possui assento no Conselho Municipal de Saúde e no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Vila Velha e registro no Conselho Municipal de Assistência Social de Vila Velha (COMASVV), além marcar presença no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do município de Vila Velha – COMDDIPI e participa das reuniões mensais de rede da Região V, RESOAR. A instituição tem disponibilizado regularmente programas de saúde bucal, nutricional e reprodutiva, em sua sede ou em outros locais. Em 2019, foram realizados 121 programas atingindo mais de 3.400 pessoas, e desde a sua criação já foram realizados mais de 840 programas, que alcançaram cerca de 21.500 pessoas.

Gratuidade

Todos os nossos serviços são fornecidos gratuitamente aos nossos usuários. Considerando o ano de 2019, os serviços prestados pela FCL gratuitamente aos usuários do município de Vila Velha totalizaram um valor de R$2.400.000,00. Devido à queda do número de atendimentos, relacionado à pandemia do COVID-19, o valor total dos serviços prestados no ano de 2020 pela FCL ficou na base de R$ 910.946,00.

O impacto no número de atendimentos e, consequentemente, no valor da gratuidade no ano de 2020 teve relação direta com a tentativa de assegurar a saúde dos funcionários e não expor nossos usuários aos riscos latentes da pandemia. Entretanto, os usuários que precisavam de atendimento contínuo, como as gestantes, continuaram a ter acompanhamento através da nossa equipe multidisciplinar, composta de médicos, enfermeiros e assistente social. Oficinas, atendimentos e acompanhamentos também foram realizados de maneira online e por telefone, na impossibilidade de forma presencial.